// //

4 livros para quem empreende (ou quer empreender) no mundo das startups

A melhor maneira de evitar o insucesso é buscar conhecimentos e aplicá-los na prática
Montar uma startup é um baita de um desafio, principalmente se você é novato e não conta com muitos recursos em mãos. Então, a melhor maneira de evitar o insucesso é buscar conhecimentos e aplicá-los na prática. Livros, por sua vez, são excelentes fontes de sabedoria para quem não tem ideia do que deve fazer e até pra quem já tem uma certa experiência no assunto, mas quer abocanhar mais entendimento. Abaixo listamos 4 títulos conceituados no mundo dos negócios e que vão dar um empurrão na sua carreira como empreendedor no universo das startups:

Organizações Exponenciais

Em Organizações Exponenciais os autores se aprofundaram na criação e no desenvolvimento de algumas das empresas mais importantes do mundo na atualidade, como Waze, Tesla, Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Valve e Google, além de outras 60 empresas de sucesso e tradição no mercado, como GE, Coca Cola, Amazon, Citibank e ING Bank.

Ao todo, mais de 70 líderes globais foram entrevistados na busca por novas e amplas visões organizacionais e tecnológicas que podem e devem ser aplicadas nas startups.

Seu Futuro em Administração

Seu Futuro em Administração não é específico sobre startups, mas conta com lições e guias para quem vai começar a carreira como administrador, oferecendo dicas cruciais para quem está montando uma startup.

No título, o autor, Leandro Vieira, CEO do Administradores.com, demonstra como empreendedores podem ser úteis na construção de um país mais eficiente, eficaz e econômico — princípios básicos que também regem uma startup.

A startup Enxuta

O livro "A Startup Enxuta" (The Lean Startup) foi escrito pelo empreendedor Eric Ries, que também mantém o blog Startup Lessons Learned. O título mostra como uma iniciante empresa de tecnologia pode surpreender com ótimos resultados e obter um rápido crescimento.

A obra trata especificamente do mundo das startups: empresas jovens, embrionária, recém-criadas ou ainda em fase de constituição. A Startup Enxuta ensina empreendedores e demais líderes empresariais a serem mais bem-sucedidos na condução de seus negócios sem desperdiçar tempo e recursos. Nele, Eric descreve o plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.

Satisfação Garantida

Em Satisfação Garantida o autor conta como revolucionou suas empresas ao apostar em uma nova cultura corporativa. Nele, Tony Hsieh explica como deixou de ser um nerd que vendedor de limonada e passou a ser um bilionário com uma fortuna listada na respeitada revista Fortune.

Entre outras coisas, o autor defende que o atendimento ao consumidor é de responsabilidade de toda a empresa e não apenas de um departamento. Além disso, Hsieh acredita que é necessário focar na cultura da empresa como prioridade, aplicando a filosofia da felicidade e ajudando os funcionários em seu potencial desenvolvimento.