// //

6 Maneiras de Manter a Posição do Seu Site no Google

Você trabalhou duro para colocar seu site no topo das pesquisas e agora precisa manter a posição alcançada e não deixar seu site desaparecer das buscas do Google.

Eu vou lhe apresentar 6 formas de manter o seu site no topo das buscas e não deixar que os concorrentes lhe ultrapassem.

Diferente do que muitas pessoas pensam, colocar um site no topo do Google não é algo pontual, ou seja, feito apenas uma vez e pronto. Para chegar no topo é preciso de vários fatores e para se manter lá é necessário ainda mais cautela, pois os concorrentes virão fervorosos pra cima de você.

Duas coisas ruins acontecerão quando você chegar no topo:

Seus concorrentes vão querer tirar você de lá;
Você poderá ser atacado com o chamado “SEO negativo”, sofrer punições e perder seu lugar.
Claro que coisas boas também irão acontecer:

Você terá mais visibilidade
Sua marca terá mais alcance
Seu site conseguirá mais visitas
Seu negócio fará mais vendas
A presença online do seu negócio aumentará
Para defender sua posição nas buscas, você precisa tomar algumas medidas importantes. Eu listei 6 pontos que considero fundamentais para você manter seu site em boas posições no Google.


Você precisa ser constante.

Não adianta conseguir 50 links em 2 meses e nunca mais conseguir nenhum link. Isso não faz sentido e o Google vai ficar atento às suas ações no site.

Outro erro grave que as pessoas cometem na hora de construir links é apontar os links apenas para uma página que desejam posicionar. Se você está querendo posicionar uma página para uma palavra específica, é provável que você crie vários links para essa página. Acontece que construir links rapidamente e conseguir muitos links para uma página específica pode se caracterizar como manipulação. Logo, o Google irá levantar uma “flag” e deixar seu site sob observação e até mesmo lhe dar uma punição.

A ideia é não construir muitos links em um curto espaço de tempo, não construir muitos links para uma mesma página (até mesmo mais que para o site todo) e manter uma frequência de construção de novos links.

Mantenha seu Site Atualizado
O Google gosta de conteúdo novo. Isso não significa que você deve transformar seu site em um portal de notícias. O que você precisa entender é que o seu conteúdo sempre pode melhorar e se manter atualizado.

Uma das práticas mais comuns e que funciona muito bem é atualizar artigos antigos e desatualizados com novidades. Por exemplo, se eu falei em 2015 que o Google não dava prioridade a dispositivos móveis, hoje eu posso ir nesse mesmo artigo e atualizá-lo com a informação de que o Google passou a dar prioridade a esses dispositivos.

Quando falamos de atualização, não significa apenas mudança ou adição de texto. Você pode (e deve em muitos casos) atualizar o layout do seu site para aumentar a conversão ou reduzir a taxa de rejeição, por exemplo.

Aproveito também para informar que é extremamente importante manter o site atualizado em aspectos técnicos. Isto é, manter a versão do seu WordPress sempre em dias, atualizar todos os plugins etc. Isso não interfere em SEO, mas é fundamental para evitar ataques maliciosos que se aproveitam de brechas em sites desatualizados e que podem lhe dar um prejuízo gigante.

Melhore a Velocidade do Site
Em 2010 o Google afirmou que a velocidade de carregamento de um site é fator de posicionamento. Ter um site que carrega rápido é importante não apenas para o Google, mas principalmente para o usuário.

Quanto mais tempo seu demora para carregar, pior é a experiência do usuário. Para você ter uma ideia, o gráfico abaixo mostra o impacto de meio segundo no impacto das métricas de um negócio online.



Se seu site demora para abrir, as ações que um possível cliente tomaria, não acontecerão mais. O Google sabe disso e por isso prioriza sites com velocidade de carregamento maior.

Aqui estão alguns pontos que você pode ficar atento para melhorar o tempo de carregamento do seu site:

Usar um servidor que tenha uma boa resposta
Habilitar cache e compressão de imagens
Analisar a possibilidade de usar um serviço VPN (este aqui é gratuito) para carregar seu site mais rápido e evitar quedas por excesso de visitas.
O próprio Google possui uma ferramenta de análise de velocidade, o Google PageSpeed Insights. Ela apresenta os possíveis problemas de carregamento do seu site para que você possa corrigi-los.

Incremente sua Presença nas Redes Sociais
Há controvérsias quando falamos sobre redes sociais como fator de posicionamento. O Google já falou que as redes sociais não ajudam na hora de posicionar sites, mas é inegável a força que essas plataformas possuem para gerar credibilidade.

Se as pessoas estão compartilhando seu site, marcando com likes e outros sinais, isso significa que seu site é interessante. E querendo ou não, o algoritmo do Google visualiza isso.

Além disso, quando seu conteúdo é compartilhado nas redes sociais, mais sites irão linkar para você. Indiretamente você terá mais vantagens do que os concorrentes que não usam dessa estratégia.

O que você pode fazer para aumentar sua presença social é:

Inserir botões de compartilhamento das principais redes sociais no seu conteúdo
Pedir para as pessoas compartilharem seu site ao final do seu artigo
Criar conteúdos que façam com que as pessoas compartilhem
Oferecer algo em trocar de compartilhamento (download, ebook, treinamento)
Estrutura de Links Internos e Externos
Já falei sobre isso aqui no blog e esse é um fator importante para um site subir e manter posições. São os links internos e os links que apontam para outros sites.

Os links internos são links que apontam de uma página do seu site para outra página do mesmo site. Imagine que você tem uma página falando sobre camas, então você pode linkar para outra página do seu site que fala sobre colchões. Isso facilita o rastreamento do robô do Google e também passa a relevância de uma página para outra.

Por outro lado, também é importante linkar para outros sites. Muitas pessoas não se atentam a isso e algumas têm até medo de apontar para outros sites, pois estariam dando relevância para outras pessoas “de graça”.

Apontar para outro sites melhora o posicionamento do seu site. Lembrando que o outro site deve ser relevante para o seu conteúdo e que seja um site de qualidade. Quando você indica outro site por meio de links, o Google entende que você está ajudando o usuário a saber mais sobre aquele assunto. E quando o site que você apontou é de qualidade, o Google percebe que a sua indicação é uma indicação de qualidade.

A grosso modo é isso, mas é óbvio que a questão por trás disso é bem mais complexa. Mas o que importa é que você precisa cuidar dos links de dentro do seu site, pois eles são fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Aumente sua Taxa de Cliques
Existe um ponto importante que é o Click Through Rate – CTR (Taxa de Cliques). Quanto mais cliques você recebe no Google, melhores resultados você tem.

Imagine que você está na segunda posição nas buscas, mas o seu título está chamando tanta atenção que as pessoas estão clicando muito no seu site. O algoritmo do Google percebe que você está recebendo muitos cliques e tende a melhorar a posição do seu site.

Se você não está atento ao título e descrição do seu site, o seu concorrente pode estar. Esse é um fator determinante de sucesso quando você alcança a primeira página do Google. Por isso, crie títulos e descrições persuasivos para chamar a atenção do usuário. Um método bem interessante que você pode usar é inserir caracteres especiais no seu título. Isso tende a chamar mais atenção e consequentemente aumentar seu CTR.

Final
SEO é um processo de longo prazo e que não acaba quando o seu site atinge a posição desejada. Quando você chegar onde você quer, é necessário tomar alguns cuidados para não deixar seu site cair e até desaparecer da primeira página. Então fique sempre atento aos pontos informados aqui e acompanhe a evolução do seu site ao longo do tempo.